Parauapebas se destaca e participa do maior congresso de saúde da América Latina

0

Após a criação da supervisão de imunização, Atenção Primária à Saúde alcançou 95,46% de cobertura contra a Poliomielite e virou exemplo de experiência exitosa, ficando no pelotão dos melhores municípios do país.

O Brasil tem 5.570 municípios e apenas 9% deles foram selecionados para participar do 37º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), sendo Parauapebas um deles. Neste evento, realizado em Goiânia, entre os dias 16 e 19 de julho, o quinto maior município do Pará teve a oportunidade de apresentar suas experiências exitosas de vacinação, destacando-se entre os melhores do Brasil.

A Atenção Primária à Saúde criou, em 2021, a sua Supervisão de Imunização, que tinha o objetivo de potencializar as ações de vacinação não apenas dentro das UBS’s, que hoje já somam 24 nas zonas urbana e rural, mas também através de equipe volante para realizar ações focais em diversos pontos da cidade.

Essa iniciativa levou o município a ser reconhecido e a ter a oportunidade de compartilhar suas estratégias vitoriosas, que resultaram no alcance de metas vacinais impressionantes. Um dos destaques foi a cobertura vacinal contra a poliomielite, superando a meta com uma taxa de 95,46% de cobertura, no segundo semestre de 2022.

Ainda em 2022, a Supervisão de Imunização realizou um trabalho exemplar, aplicando, fora das Unidades de Saúde, mais de 26 mil doses contra a COVID-19. A equipe percorreu empresas, escolas, órgãos públicos, clínicas de saúde, shopping e outros locais estratégicos, levando a imunização onde fosse necessário. Além disso, as Unidades Básicas de Saúde foram responsáveis por aplicar 102.779 doses da vacina contra a COVID-19, reforçando o compromisso com a saúde da população.

O secretário de saúde, Paulo Vilarinhos, expressou seu orgulho ao afirmar que “Parauapebas está sendo representada com excelência entre as melhores estratégias de vacinação do país. É um marco para nossa cidade e um reconhecimento do esforço coletivo para proteger nossa população.”

Seanne Rodrigues, especialista em saúde pública, foi uma das profissionais envolvidas, e ressalta a importância dos resultados alcançados: “Considero esses resultados de extrema importância para a prevenção de doenças em nossa população, e quero deixar registrado que foram alcançados graças ao esforço dos profissionais de saúde da Prefeitura de Parauapebas. Estamos cuidando das pessoas e construindo um futuro mais saudável.”

A enfermeira Aline Neves, que teve um papel fundamental nessa conquista, compartilha sua alegria em representar o município: “Estou verdadeiramente feliz por representar Parauapebas. Enfrentamos muitos desafios ao longo desse caminho, mas ver esses resultados positivos é uma recompensa inestimável.”

Atingir as metas de imunização em cada município é de extrema importância para garantir a saúde e o bem-estar da população. Parauapebas mostra que, com uma gestão baseada em dados, fatos e evidências é possível construir um planejamento estratégico de saúde, acompanhar o desenvolvimento dos indicadores e tomar decisões cada vez mais precisas. Um exemplo inspirador para milhares de cidades do país, ressaltando a relevância da prevenção de doenças por meio da imunização.

Esta foi a experiência exitosa de Parauapebas que se destacou entre as melhores práticas do Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.