Operação Recovery da Polícia Civil de Parauapebas resulta na recuperação de 20 celulares

0

A Polícia Civil do Estado do Pará, por meio da Divisão de Repreensão a Furtos e Roubos da 20º Seccional Urbana de Parauapebas, deflagrou a Operação Recovery, com o objetivo de  recuperar aparelhos celulares oriundos de crimes no município Parauapebense. Os aparelhos foram recuperados durante extenso período de investigação, onde diversas pessoas que estavam em posse dos mesmos acabaram sendo autuadas pelo crime de receptação, todos foram restituídos às vítimas.

Vale ressaltar a importância de as vítimas registrarem e comunicarem à Polícia Civil através de Boletins de Ocorrências qualquer forma de subtração de seus bens, trazendo os números de IMEIs dos seus aparelhos. Através das notícias dos crimes as investigações iniciam para a recuperação dos bens subtraídos e responsabilização dos autores dos crimes contra o patrimônio.

De relevo também frisar a necessidade de se solicitar nota fiscal e documentação comprobatória da propriedade quando se for realizar a compra de celulares, mesmo que sejam usados, a fim de inibir o comércio de produtos de origem ilícita.

Quem compra aparelhos de origem duvidosa, sem exigir documentação comprobatória de propriedade pode ser responsabilizado criminalmente por receptação, art. 180 do CP, com pena de até 4 anos de prisão.

Já os autores das subtrações podem ser responsabilizados por roubo, que na modalidade qualificada tem pena de até 30 anos de prisão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.