Komatsu apresenta na Agrishow os equipamentos mais eficientes e econômicos para o agricultor

0

São Paulo, 28 de abril de 2023 – Diversos indicadores projetam um crescimento do agronegócio, como PIB, alta produção e produtividade, entre outros, mostrando que se trata de um segmento de grande importância para os diversos players da cadeia, como o de máquinas e equipamentos de construção. No caso da Komatsu, empresa japonesa que atua na fabricação e no fornecimento de equipamentos, tecnologias e serviços para os mercados de construção, florestal, mineração e industrial não é diferente. A companhia vem acompanhando o crescimento nas vendas para o setor ano a ano e, em 2022, registrou 20% das vendas da empresa em equipamentos de construção para o segmento.

“Tendo toda essa relevância para o negócio da Komatsu, fica clara a necessidade de apresentar o que temos para esse segmento, com portfólio atualizado de produtos, que entregam alta eficiência e economia para o agricultor”, afirma Chrystian Garcia, diretor de Marketing e Vendas da Divisão de Equipamentos de Construção. Após três anos sem participar de feiras presencialmente, por conta da pandemia, a Komatsu volta à Agrishow com o objetivo de ampliar ainda mais o relacionamento com os produtores, entregando soluções diferenciadas do que existe no mercado. 

Em um estande de 600m2, a Komatsu terá em exposição um modelo de cada das quatro principais famílias de produto de seu portfólio que atendem o segmento do agronegócio (escavadeira hidráulica, trator de esteiras, carregadeira de rodas e motoniveladora), além de um equipamento exclusivo e inovador destinado ao segmento florestal.  “Os carros-chefe para essa feira são a escavadeira hidráulica PC130LC-10M0, lançada em 2022 e com características exclusivas para atender o mercado agro brasileiro, e o trator de esteiras D61EM com cabeçote planter, de florestal”, destaca Garcia.

Clique Para Download
D61EM planter, uma plantadeira de árvores em escala, automatizada, única no mercado a ter tecnologia de plantio em série

A Komatsu terá em seu estande ainda espaços com serviços e tecnologias exclusivos da companhia, como KOMTRAX®, para falar sobre o sistema de telemetria dos equipamentos; e Komatsu Showroom, ambiente no qual estão equipamentos em 3D, história da empresa, distribuidores autorizados, serviços de pós-venda, loja de produtos oficiais, produtos oferecidos pelo Banco Komatsu, e visita à fábrica, localizada em Suzano (SP), de forma virtual. A loja física da Komatsu Shop também estará na feira.

Mais sobre o Showroom da Komatsu

No espaço dedicado ao Komatsu Showroom, as pessoas terão a possibilidade de navegar nesse ambiente de duas formas diferentes: por meio de um totem touch screen, que será refletido em um painel de led de 4mx2m para que as pessoas no entorno possam ver também, ou a navegação com óculos de realidade virtual, no qual terão a imersão nesse ambiente, como se estivessem mesmo no local. No totem, o visitante poderá completar uma missão dentro do próprio showroom e, uma vez completada, irá ganhar um cardboard (suporte de cabeça para colocar o smartphone e poder fazer a visitação em realidade virtual) de brinde.

Conceito de cuidado 

Neste ano, a Komatsu deixará à disposição em seu estande alimentos leves e água para que os visitantes possam ter uma opção mais saudável e se hidratar o tempo todo, e a área construída do estande será climatizada. Haverá também torre para carregamento de celulares, já que, em feiras, o desafio de estar sempre com o telefone carregado é real.

Na mesma linha, haverá uma ação no estande para doação de cestas básicas, por meio de um totem, para o GACC, Grupo de Apoio à Criança com Câncer, organização não-governamental localizada em Ribeirão Preto (SP), de caráter assistencial e beneficente que visa a combater e tratar o câncer infantojuvenil, assim como, algumas doenças hematológicas.

Diferenciais dos equipamentos expostos

A recém-lançada escadeira hidráulica da classe de 14 tonelada, PC130LC-10M0, foi projetada com algumas características que visam a atender às necessidades dos clientes do segmento agro. A esteira de carro longo proporciona uma maior estabilidade na operação para o produtor rural que utiliza a máquina na limpeza e preparo de terrenos para o plantio. A combinação da caçamba de 0,75m³ com a nova geração de sistema hidráulico da Komatsu, que aumenta a capacidade de vazão e reduz as perdas hidráulicas, entrega um perfeito equilíbrio entre produtividade e consumo de combustível. 

O renomado trator de esteiras no segmento agro, D51EX-22, possui um projeto único com o conjunto de radiadores posicionado na traseira da máquina e capô frontal do tipo “slant nose” que proporciona uma visibilidade da lâmina incomparável. Somado ao sistema hidrostático do trem de força e da lâmina angulável do tipo “PAT”, o D51EX-22 é o trator de esteiras ideal para o produtor rural que necessita de versatilidade no campo de trabalho. 

carregadeira de rodas equipada com caçamba de 2,1m³, WA200-6, é reconhecida pelos clientes do agronegócio pelo seu baixo custo operacional e longevidade do seu ciclo de vida. O sistema de transmissão hidrostática com uma bomba e dois motores hidráulicos entrega força e potência para a operação com o menor consumo de combustível possível. O projeto reconhecido pela sua qualidade e confiabilidade, características da marca Komatsu, proporciona que o equipamento trabalhe por longas horas sem parada e necessidade de grandes manutenções. 

Por último, para atender à demanda do produtor rural no preparo de solo e levantamento de curvas de nível, a GD655-5 é a motoniveladora que reúne as características necessárias para este tipo de demanda. A transmissão Power Shift, de modo duplo com conversor de torque, possibilita que o operador execute serviços pesados no modo automático, como uma curva de nível, e serviços leves no modo manual, como nivelamento e espalhamento de material. A cabine ROPS/FOPS hexagonal, além de garantir a segurança do operador, também proporciona uma excelente visibilidade de toda a lâmina, facilitando o serviço do operador. 

“Estamos bastante otimistas com a feira neste ano e a nossa expectativa é que tenhamos um crescimento de vendas de cerca de 35% em relação a nossa última participação na Agrishow, em 2019”, revela Garcia. 

Inovação e automatização no segmento florestal

No segmento de florestal, a novidade é o D61EM planter, uma plantadeira de árvores em escala, automatizada, que atua exclusivamente em áreas planas, parecidas com as áreas de cultivo de grãos, cana etc., o que a torna uma boa opção também para os agricultores que pensam em plantar florestas, no sistema ILPF ou maciços florestais em suas áreas. A Komatsu é a única a ter essa tecnologia de plantio em série. 

Preparada para a área de silvicultura, a plantadeira de esteira é equipada com 3 unidades de plantio com o armazenamento de 196 mudas cada, totalizando 588 plantas para um plantio efetivo em menos de 39 minutos. Sua produtividade é de 3 mudas plantadas a cada 12 segundos e o seu tempo de plantio é de mais de 900 mudas por hora em terreno plano devidamente preparado. Vinculado a planter D61 é conectado ainda um tanque de até 7 mil litros de água, que tem autonomia para 2 horas de trabalho contínuo. A estrutura compõe um projeto modular que facilita a sua manutenção e que proporciona melhor durabilidade dos componentes. O projeto é considerado inovador pela marca, reconhecida pela qualidade de seus equipamentos e confiabilidade e chega para completar o seu portfólio de equipamentos como o plantio automatizado, colaborando para a silvicultura de precisão.

Serviço:

Agrishow 2023

Data: 1 a 5 de maio

Horário: 9h00 às 18h00

Local: Ribeirão reto (SP)

Localização estande da Komatsu: A Komatsu estará na Rua F (Rua da Construção) no estande, F16c (figura abaixo)

Sobre a Komatsu no Brasil

A Komatsu é uma empresa japonesa que atua na fabricação e no fornecimento de equipamentos, tecnologias e serviços para os mercados de mineração, construção, industrial e florestal. Há mais de um século, os equipamentos e serviços da Komatsu têm sido usados por empresas em todo o mundo para desenvolver uma infraestrutura moderna, extrair minerais fundamentais, manter florestas e criar tecnologia e produtos de consumo. Por meio de tecnologia e dados relevantes, a Komatsu e sua rede de distribuidores entregam aos clientes mais segurança e aumento de produtividade, ao mesmo tempo que otimizam a performance das operações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.