Janeiro 2023 tem a maior diminuição de crimes violentos em 13 anos de linha histórica

0

O primeiro mês de 2023 já é considerado o melhor de toda linha histórica na redução de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que englobam os delitos de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, apontando redução de 24,75% nos indicadores de CVLI, em todo o Estado, se comparado ao mês de janeiro de 2022. O resultado atingiu a maior redução de CVLI entre todos os meses dos anos desde 2010, com 146 casos registrados, ultrapassando o mês de fevereiro de 2021 que computou 161 ocorrências, que até então era o melhor mês na linha histórica.

Segundo os dados da Secretaria Adjunta de Inteligência e Analise Criminal (Siac), vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), a redução nos índices de criminalidade no Pará, aponta, só no primeiro mês de 2023, a preservação de 48 vidas, com base no indicador do número de crimes violentos, se comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram computadas 194 ocorrências. A preservação de vidas é ainda maior, em comparação ao ano de 2019, que registrou 284 casos de CVLI, preservando assim 138 vidas e alcançando a redução de 48,59%. 

A preservação de vidas mês a mês e ano a ano é reflexo dos investimentos, medidas adotadas e ações integradas na área de segurança pública, garantindo assim, a maior prevenção na prática de crimes de uma forma estratégica e de acordo com cada região do estado, destacou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado. 

“Chegamos ao melhor mês de toda a linha histórica desde 2010, alcançando uma redução de mais de 20% nos crimes violentos em cima de janeiro do ano passado, que inclusive, já havia tido uma das maiores reduções. Portanto, estamos no início de um ano e de uma nova gestão com um grupo das forças de segurança que já está integrado, trabalhando nas ruas de forma muito concatenada nas ideias do que a gente vem planejando em nossa gestão. Então a população vem experimentando uma redução seguida na criminalidade, pois alcançar mais de 20% de redução em cima de um de um mês em que tivemos o melhor ano da linha histórica, realmente é de se comemorar, mas saber também que a gente precisa e pode fazer muito, assegurando a segurança da população paraense”, enfatizou o titular da Segup. 

Meta Nacional 

A redução nos crimes violentos supera as metas propostas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, de menos 3,5%, além da estabelecida no Plano Estadual de Segurança Pública, de menos 4%, ao atingir queda de 24,75% conforme os dados divulgados pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). 

Mais reduções

O crime de roubo em geral também alcançou queda de 25,38%, com 1.279 casos a menos em todo o estado. Os dados compreendem o período de 01 a 31 de janeiro de 2023 quando foram registradas 3.761 ocorrências de roubo, em comparação a 5.040 computados no mesmo período de 2022. 

Ainda de acordo com dados divulgados pela Siac, o roubo a transporte coletivo diminuiu 90,0%, neste primeiro mês de 2023 se comparado a 2022, ao computar 10 e 1 ocorrência, respectivamente. Esses números quando comparados com o mesmo período no ano de 2019 apresentam redução de 98,85% dos casos. 

“Nosso desafio e objetivo é seguir atuando fortemente em combate a criminalidade, de forma integrada, estratégica e com investimentos de ponta tanto em equipamentos, quanto em capacitação dos nossos agentes que atua diariamente em prol da população”, concluiu Ualame Machado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.