Inscrições para o Enem começam na próxima segunda-feira

0

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023 terminam nesta sexta-feira (2). O prazo também vale para as solicitações de atendimento especializado e de tratamento por nome social. Interessados devem se inscrever pelo Sistema Encceja.

A participação é voluntária e gratuita para quem não faltou à última edição. Podem se inscrever jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino – desde que tenham, no mínimo, 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio na data de realização do exame.

O participante que faltou à prova para a qual se inscreveu na edição 2022 e não justificou sua ausência ou teve a solicitação de justificativa reprovada deverá ressarcir o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) no valor de R$ 40 caso queira participar este ano. O pagamento deve ser feito por meio de boleto, gerado no sistema de inscrição.

Ao se inscrever, o participante deve indicar a unidade da federação e o município onde deseja fazer as provas, além do nível de ensino para o qual deseja a certificação (fundamental ou médio) e as áreas de conhecimento em que quer ser avaliado. As provas, tanto para o ensino fundamental quanto para o médio, serão aplicadas no dia 27 de agosto.

Novidades
Este ano, o exame conta com novidades como inclusão da opção de cartão-resposta ampliado no sistema de inscrição para quem tem deficiência visual e correção diferenciada da redação para pessoas com transtorno do espectro autista. Participantes travestis, transexuais ou transgêneros com nome social cadastrado na Receita Federal não precisarão enviar documentação comprobatória.

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.