Indígenas fazem festa para empossar liderança feminina

0

O evento ocorrido na aldeia Oô-djà, na terça-feira, 15, reuniu diversas lideranças indígenas das 14 aldeias da etnia Xikrin do Cateté e ainda contou com a presença de convidados da etnia Kayapó, que prestigiaram a posse da cacica Kokôrãrãnti Xikrin, sendo ela a terceira mulher a assumir o cargo nas aldeias xikrin. Com o falecimento de seu pai, o cacique Bep Karoti xikrin, ocorrido há dois anos, Kokorãrañti Xikrin assumiu o cargo de cacica na aldeia Pykati Okrãin, ao receber a faixa entregue pelas mãos de seu tio, o cacique Onkray Xikrin.

Após a posse ela gravou entrevista e falou da importância do empoderamento da mulher indígena. “Antigamente só os homens tomavam posse do cargo de cacique. Hoje em dia, nós mulheres, temos voz na luta, para vivermos em paz na comunidade. Estou me juntando aos caciques homens para lutarmos juntos”, explica Kokorãrãnti Xikrin, lembrando que seu pai era cacique, e com falecimento está tomando posse de cacique para dar continuidade ao trabalho que ele vinha fazendo em prol da comunidade xikrin e outras.

Perguntado o que ela estava sentindo com a conquista do cargo de cacica, KoKorãrãnti Xikrin disse: “Estou muito feliz e ao mesmo tempo triste na minha posse, por causa da falta de meu pai. Fico contente por ver os não indígenas presentes na festa”.

A aprovação dos indígenas foi demonstrada na fala de Bekroiti Xikrin, coordenador de cultura identidade da Semed – Secretaria Municipal de Educação, que falou do novo momento vivido pela etnia quando as mulheres chegam a ter voz para tomar decisões em nome da comunidade. “A gente sabe a importância da mulher na sociedade não indígena onde podem assumir todos os lugares que antes eram exclusivos aos homens e hoje estão conquistando seu espaço. Nas comunidades indígenas não tem sido diferente e aqui isso também já é possível e, como pode se ver, a mulher xikrin está conquistando seu espaço como liderança”, comemora Bekroiti Xikrin.

(Reportagem e fotos: Francesco Costa / Instituto Indígena Botiê Xikrin)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.