Guardas Municipais de Parauapebas participam de curso de operador de Romu no Tocantins

0

O Primeiro Curso de Operador de Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) entrou na sua reta final, com atividades práticas e simulações de situações de alta complexidade diante do ofício dos profissionais da área de segurança pública. Nesta segunda, 23, foi realizada a cerimônia de formatura do curso, com a presença da prefeita Cinthia Ribeiro e da secretária municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, coronel Alaídes Pereira Machado.

O evento aconteceu marcado as 19 horas, na sede da guarnição municipal, localizada na Arso 31 (304 Sul), Avenida NS-6, próximo ao Parque Cesamar, e atendeu todos os protocolos de prevenção à Covid-19, com o uso obrigatório de máscaras de proteção e o distanciamento social.

O treinamento teve início com um grupo de mais de 40 inscritos, entre alunos de Palmas e de outros estados. Durante as últimas três semanas o grupo passou por inúmeras experiências e aprendizado, com um cronograma de atividades equivalendo a uma carga horária de 252 horas. O plano de ensino incluiu várias disciplinas que abordaram temáticas relativas ao exercício operacional de patrulhamento tático e urbano, adentramento em áreas de matas, ambientes confinados, imobilização, dentre outros.

Fechando a fase de aprendizado, nos três últimos dias de curso, os representantes da equipe especializa em Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana (Rotam), do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Tocantins, os segundos-sargentos Orlando Antônio de Freitas Neto e Werles Morais de Souza, foram os responsáveis por ministrar as práticas e instruções de patrulhamento tático.

Freitas Neto destacou a importância da parceria entre as instituições para a ampliação do conhecimento. ”Todos os alunos demonstraram interesse em aprender as técnicas especializadas. E levarão consigo os conhecimentos aplicados durante o curso para as suas instituições de origem”, lembrou.

(TOCANTINS ALERTA)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.