Exposição “Carajás Visuais” fica aberta ao público até o dia 30 de maio

0

Quem ainda não visitou a exposição “Carajás Visuais: Novos Olhares”, na Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, tem até o dia 30 de maio para conferir o trabalho de artistas de Canaã, Parauapebas, Marabá e Belém que participam da mostra com muralismo, vídeoarte, esculturas e instalações.

Com curadoria e montagem de Marcone Moreira, artista visual e presidente do Pontal Instituto Cultural, a mostra encerra o projeto “Canaã, Berço da Cultura Criativa”, que realizou, em 2022, um mapeamento do cenário cultural e artístico da cidade.

Elson Silva e Valeska Almeida, alunos do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) em Canaã dos Carajás, estão entre os artistas da exposição, que contribui para a valorização do cenário artístico do sudeste paraense.

Sobre a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás

Criado e mantido pela Vale, o espaço integra o Instituto Cultural Vale. A Casa da Cultura desempenha papel de guarda e registro do acervo histórico do município, e de difusor cultural na região. Nesse sentido, promove exposições, exibições de filmes, clubes de leitura, contação de histórias, espetáculos de música, dança, circo e teatro, além de manter uma escola de música, dança e teatro, onde crianças e jovens têm a oportunidade de participar, de forma gratuita, de aulas de ballet clássico, teatro, canto, violão, flauta doce, musicalização e percussão tradicional paraense.

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. São mais de 300 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal em execução em 2022. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.