Cultura na Praça abre inscrições para oficinas gratuitas de cinema em Parauapebas e em outros três municípios do sudeste do Pará

0

Projeto patrocinado pelo Instituto Cultural Vale está com inscrições abertas até 14 de fevereiro para moradores de Ourilândia do Norte, Canaã dos Carajás, Parauapebas e de Serra Pelada

Essa é uma boa notícia para quem mora no sudeste do Pará e gosta de cinema: a quarta edição do projeto Cultura na Praça está com as inscrições abertas para oficinas gratuitas de cinema. Patrocinada pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a iniciativa beneficiará moradores dos municípios: Ourilândia do Norte, Canaã dos Carajás (Vila Bom Jesus), Parauapebas (Nova Carajás) e Curionópolis (Serra Pelada). As inscrições podem ser realizadas até o dia 14 de fevereiro, pelo Instagram @cultnapraca ou pelo link https://bit.ly/InscricoesPara .

Com orientação do cineasta e coordenador do projeto Cris Azzi, os participantes do projeto aprenderão sobre cada etapa da realização de um filme, da ideia à montagem. E, ao final, depois de colocarem em prática esse conhecimento, terão feito um curta-metragem que será exibido para os moradores das suas comunidades. Além das sessões de cinema, os cinco filmes produzidos em solo paraense serão lançados no Cine Babaçu, plataforma virtual que reúne 25 filmes feitos nas edições passadas do Cultura na Praça.

Em Ourilândia do Norte, Canaã dos Carajás e Parauapebas, as oficinas serão destinadas exclusivamente a adolescentes e jovens de 13 a 19 anos. Já em Serra Pelada, no município de Curionópolis, haverá uma oficina para esse público e outra para pessoas com mais de 45 anos.

Segundo Cris Azzi, a iniciativa contribui com a valorização da cultura local. “A intenção é possibilitar que os participantes vivenciem uma experiência com o cinema. Queremos dar as primeiras noções sobre como fazer um filme pra que eles possam contar suas próprias histórias, revelar suas comunidades e suas riquezas”, explica Azzi.

Confira a agenda das oficinas:
Quando as oficinas serão realizadas?
Ourilândia do Norte
Oficina: 4 a 7 de março (sábado até terça-feira)
Exibição do filme: 18 de março (sábado)

Canaã dos Carajás (na Vila Bom Jesus)
Oficina: 10 a 13 de março (sexta até segunda-feira)
Exibição do filme: 25 de março (sábado)

Serra Pelada
Oficina Turma 1 – para jovens de 13 a 19 anos: 16 a 19 de março (quinta-feira até domingo)
Oficina Turma 2 – alunos a partir de 45 anos: 21 a 24 de março (terça até sexta-feira)
Exibição do filme: 2 de abril (domingo)

Parauapebas (em Nova Carajás Etapa 4)
Oficina: 26 a 29 de março (domingo até quarta-feira)
Exibição do filme: 6 de abril (quinta-feira)

O que é o projeto?
Criado pela Vivas Esporte Cultura em 2017 e patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Cultura na Praça é um festival itinerante de cinema que já rodou cerca de 20 mil quilômetros pelo interior do Pará e do Maranhão, alcançando mais de 36 mil pessoas. O projeto busca democratizar o acesso à cultura e fomentar a valorização do patrimônio cultural material e imaterial em municípios beneficiados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.