Comped treina pessoas com deficiência para uso de urna eletrônica

0

A Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência de Parauapebas (Comped), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), promove ao público de pessoas com deficiência de Parauapebas o projeto “Vem Treinar!”, com objetivo de ensinar os eleitores sobre o uso da urna eletrônica para as eleições deste ano.

A Comped convida a população que possua alguma deficiência e tenha dúvidas quanto ao uso da urna eletrônica para participar da ação, que será realizada nesta quinta-feira, 29, das 8 às 12 horas, na sede da coordenadoria, localizado na rua F, número 286, bairro União.

Na ação, haverá uma palestra sobre os direitos das pessoas com deficiência na hora de votar, como ser acompanhado por alguém da família, e serão abordados conteúdos relacionados à inclusão da PcD, eliminação de barreiras e ampliação da acessibilidade, bem como conhecer e explorar a urna eletrônica, além de realizar a votação simulada.

No evento, os participantes terão acesso a uma lista lúdica tradicional de candidatos às eleições e outra em braile.

Acessibilidade para deficiente auditivo na votação

Nas eleições gerais de 2022, as urnas eletrônicas contarão com um vídeo feito por uma intérprete de Libras, que indicará ao eleitor o cargo que está em votação no momento. A novidade é denominada “Inclusão Plena de Eleitores Surdos”.

Vale ressaltar que as urnas também contam com sistema Braile e fones de ouvido para que eleitores cegos ou com baixa visão recebam sinais sonoros com a indicação do número escolhido e o retorno do nome da candidata ou do candidato em voz sintetizada.

Texto: Nívea Lima – Ascom/PMP

Informações complementares: Site TRE

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.