Câmara do Futuro: projeto inovador conquista parcerias históricas em Parauapebas

0

Em um plenário completamente transformado, decorado com painéis gigantes que estampavam uma identidade visual moderna e futurista, a Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) lançou nesta quinta-feira (30) o projeto ‘Câmara do Futuro’.

O evento foi prestigiado pela população, que lotou o plenário central da Casa, e por autoridades estaduais, municipais e da região de Carajás, além de representantes do Sistema S e de entidades da sociedade civil.

Durante a solenidade vários termos de cooperação técnica foram assinados para execução dos projetos Escola do Legislativo, Museu do Legislativo Vereador Faisal Salmen, Parlamento Jovem, Vereador Mirim, ampliação de acervo da Biblioteca Sônia Cortês e o Câmara nos Bairros.

Houve também a assinatura de autorização para ampliação do prédio da Câmara; modernização do plenário, com a aquisição e instalação de novos telões, sistema de som e de câmeras robóticas para transmissão ao vivo das sessões plenárias; e de licitação para compra do sistema de votação eletrônica nas sessões.

Ocorreu ainda o lançamento da nova programação da Rádio Câmara 95,7 FM, com a entrega simbólica das chaves do veículo por todos os vereadores para o servidor Waldyr Silva, que faz parte da equipe da emissora.

Em seu discurso, o presidente da Câmara, vereador Rafael Ribeiro, enfatizou que tudo foi planejado para aproximar e servir da melhor forma a população de Parauapebas.

“Neste momento de intensas transformações, nós, como representantes da nossa gente, lançamos um projeto grandioso que vai alcançar a dona de casa lá na VS-10, que vai de encontro às necessidades do morador da zona rural, que impulsiona o jovem que quer aprender e enxerga valor na criança que está aprendendo a sonhar. Uma Câmara que sai do seu espaço físico, que divide conhecimento, que respeita a cultura e as raízes da nossa terra, que tem orgulho da sua história e que valoriza sua trajetória, essa é a Câmara do Futuro”.

Autoridades presentes

O lançamento do projeto ‘Câmara do Futuro’ contou com a presença dos demais membros da Mesa Diretora: vice-presidente, Zé do Bode; primeiro-secretário, Francisco Eloecio; e o segundo-secretário, Josivaldo da Farmácia, e dos vereadores: Cássio da VS-10, Eliene Soares, Josemir Silva, Leandro do Chiquito, Anderson Moratorio, Raianny Rodrigues e Israel Miquinha.

Participaram ainda o presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado Chicão; o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen e o vice-prefeito, João Trindade; a prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha; a prefeita de Eldorado do Carajás, Iara Braga; o presidente da Câmara Municipal de Belém, John Wayne, que representou todos os chefes de Legislativos municipais presentes; o deputado estadual, Ivanaldo Braz; o presidente da fundação cultural do Pará, Thiago Miranda; o ouvidor geral do Pará, Arthur Houat; a diretora da escola do Legislativo da Alepa, professora Betânia Fidalgo; a secretária adjunta da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (SEAC), Alessandra Amaral; o diretor de Desenvolvimento de Programas Estratégicos da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), Hélvio Arruda; o diretor do Sistema integrado de Museus e Memoriais, Armando Sobral; o diretor-superintendente do Sebrae Pará, Rubens Magno Jr.; do diretor regional do Senai Pará, Felipe Francês; o diretor da secretaria de Assistência Social do Qualifica Pará, Daniel Santos; o comandante da Polícia Militar Ten. Cel. Gledson Santos; o vereador de Canaã dos Carajás, Flavio Gomes; o ex-prefeito de Canaã, Jeová Andradeo presidente da Câmara Municipal de Marabá, Alécio Stringari, além de secretários municipais de Parauapebas.

Museu do Legislativo Vereador Faisal Salmen

Foi criado para preservar, restaurar, recuperar, pesquisar, expor e valorizar a memória social junto ao patrimônio histórico, artístico, cultural, natural e arqueológico relacionados ao Poder Legislativo Municipal, bem como pesquisar, recolher, classificar, conservar e expor objetos, fotografias, imagens e documentos que representem o patrimônio cultural material e imaterial.

Para implantação do Museu do Legislativo foi realizada assinatura do termo de cooperação técnica entre CMP e o Sistema Integrado de Museus e Memórias do Pará, representado pelo diretor do órgão, Armando Sobral.

Escola do Legislativo

Criada para realizar cursos de educação básica, profissional e tecnológica, compreendendo todos os níveis, assim como cursos superiores de graduação e pós-graduação, com possibilidade de oferta presencial e à distância, sempre com vistas ao atendimento das demandas de formação oriundas do Poder Legislativo, abrangendo parlamentares e servidores da CMP, admitida a participação de demais interessados da população em geral, especialmente adolescentes e jovens.

Para implantação da Escola do Legislativo foram firmadas e assinadas parcerias com o diretor-superintendente do Sebrae Pará, Rubens Magno Jr.; o diretor regional do Senai Pará, Felipe Francês; o diretor da secretaria de Assistência Social do Qualifica Pará, Daniel Santos; o diretor de Desenvolvimento de Programas Estratégicos da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), Hélvio Arruda; com o presidente da Alepa, deputado Chicão, e da diretora da Escola do Legislativo da Alepa, professora Betânia Fidalgo.

Por meio da parceria com a Alepa, já está definido que o primeiro curso a ser ofertado pela Escola do Legislativo será de graduação e de pós-graduação em Gestão Pública.

“Com a criação da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Parauapebas, quem ganha é toda sociedade parauapebense. Parabéns aos vereadores que colaboraram com a formalização da Escola do Legislativo. Tenho certeza que o programa ‘Câmara do Futuro’ será um sucesso”, ressaltou o deputado Chicão após assinatura do termo de parceria.

Câmara nos Bairros

O projeto ‘Câmara nos Bairros – Sessão Cidadania’ irá percorrer as zonas urbana e rural do município com a oferta de vários serviços para a população. A primeira edição do projeto já tem data e local definidos. Será no Complexo Altamira, entre os dias 26 e 28 de maio.

Para este projeto foi realizada parceria com governo estadual. A Secretária-adjunta de Estado de Articulação da Cidadania, Alessandra Amaral, assinou o termo de cooperação.

Vereador Mirim e Parlamento Jovem

Os projetos são voltados para crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas, com o intuito de aproximar esse público da Câmara Municipal, mas também de ensinar sobre o papel do Legislativo e fomentar a participação dos jovens.

Para realização de ambos os projetos, foi assinado termo de parceria com o prefeito Darci Lermen. A assinatura simbólica teve ainda a participação de um aluno da rede municipal de ensino e da vereadora Eliene Soares.

“O programa ‘Câmara do Futuro’ é para o bem da população de Parauapebas. O trabalho desta Casa será focado nas ações que tornam o parlamento mais presente na vida das pessoas. Parabéns a Câmara pela idealização do projeto”, destacou o prefeito Darci em seu discurso.

Biblioteca Legislativa Sônia Cortês

Houve também a assinatura do termo de compromisso com opresidente da Fundação Cultural do Pará, Thiago Miranda, para aprimoramento e capacitação dos trabalhos da Biblioteca Sônia Cortês, além de ampliação do acervo.

Texto – Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / AscomLeg 2023

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.