Abertura de vicinais e construção de poços artesianos é solicitado para o assentamento Boa Esperança

0

A agricultura familiar é de suma importância para garantir a segurança alimentar e nutricional da população brasileira, uma vez que é responsável por 70% dos alimentos consumidos no país. Destaca-se ainda na luta global contra a fome que atinge mais de 800 milhões de pessoas no mundo, que não têm acesso à alimentação saudável e nutricional. Então garantir que os agricultores tenham condições minímas de produção é de suma importância para o desenvolvimento desse setor.

Pensando nisso, o vereador Israel Pereira Barros, o Miquinha, solicitou nesta terça-feira, 19, em sessão parlamentar, que o Governo Municipal providencie a abertura de 25 km de estradas vicinais na região do Contestado, nas proximidades da Vicinal da Placa km 58, na estrada Paulo Fonteles, e construa dois poços artesianos para o abastecimento de água da comunidade do assentamento Boa Esperança.

“As vicinais beneficiarão centenas de famílias do assentamento. E essas ações são de fundamental importância para o crescimento da produção agrícola dessa comunidade e do município como um todo”, disse Miquinha. O parlamentar ressaltou que a sustentabilidade da produção e manejo dos alimentos pela agricultura familiar, disponibiliza uma produção mais diversificada e de maior qualidade. “E ainda promove o fortalecimento das comunidades ao formar teias solidárias e agroecológicas de produção, que garantem o abastecimento dos mercados locais, além de distribuir renda dentro do próprio segmento”.

Então garantir que as comunidades agrícolas de nosso município tenham condições básicas para produzir e escoar suas mercadorias é de fundamental importância para o desenvolvimento de nosso município. Pois, o fortalecimento da agricultura familiar e sua inserção nos mercados têm forte relação com a instituição e efetivação de políticas públicas inclusivas, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que incentivam a produção e a comercialização e valorizaram o agricultor familiar, ao proporcionar o aumento de sua renda.

Texto: Rosiere Morais

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.